O COVID-19 forçou muitos funcionários, incluindo equipes de TI, a trabalhar em casa. Mas continuam surgindo dúvidas sobre se o aumento do trabalho remoto está priorizando a segurança da informação. Muitas empresas já usam o protocolo de desktop remoto (RDP) para acessar seus sistemas e servidores remotamente. O RDP permite que os departamentos de TI gerenciem de forma remota e eficiente os sistemas Windows. Mas endpoints RDP mal protegidos ou desprotegidos também podem fornecer acesso fácil para agentes mal-intencionados.

O que é RDP?

O Remote Desktop Protocol permite que funcionários remotos vejam e usem o Windows em um dispositivo em um local separado. Imagine que você faça login remotamente em seu computador de trabalho através de seu computador ou laptop em casa; uma vez conectado, você pode controlar a área de trabalho do escritório como se estivesse sentado em frente a ela.

Com uma área de trabalho remota, você não precisa se preocupar com uma pandemia ou mau tempo mantendo você longe do escritório. Em essência, você e seus funcionários ainda podem trabalhar em casa ou enquanto viajam, e será como se estivessem no escritório com seu computador e aplicativos normais.

Benefícios do RDP

Vários benefícios tornam a Área de Trabalho Remota uma ótima opção para organizações de todos os tamanhos:

Aumento da Produtividade — O acesso à Área de Trabalho Remota permite que funcionários de todo o mundo acessem seus computadores. Esse acesso RDP aumenta a produtividade e ajuda a evitar problemas comuns que podem surgir quando os funcionários estão trabalhando remotamente, como não ter poder computacional suficiente ou não ter acesso aos arquivos de que precisam.

Economias extras — Usar a Área de Trabalho Remota significa que você pode adotar uma política de BYOD (Traga seu próprio dispositivo) para os funcionários que estão fora do escritório, o que permitirá economizar dinheiro que normalmente seria usado para fornecer laptops ou telefones celulares adicionais. Eles simplesmente usam o dispositivo doméstico para se conectar ao computador do trabalho.

Controle de Acesso — A Área de Trabalho Remota permite que você acesse os dados da área de trabalho de qualquer lugar do mundo, oferecendo melhor controle sobre dados valiosos. Você não precisa de funcionários copiando arquivos para pen drives, enviando-os por e-mail ou outras formas possivelmente inseguras de compartilhar dados fora de sua rede.

Mas como você fornece acesso à Área de Trabalho Remota e, mais importante, como você protege seu acesso remoto do Windows e garante que sabe quem está acessando as áreas de trabalho?

Como usar o RDP com segurança

https://openware.com.br/Você pode usar o aplicativo Microsoft Remote Desktop para se conectar a um PC remoto ou aplicativos e áreas de trabalho virtuais. Por padrão, este aplicativo concede acesso ao seu computador na rede local. Para acessá-lo de qualquer lugar, você configura o encaminhamento de porta ou usa uma VPN , como o OpenVPN Access Server.


Para acessar com segurança uma Conexão de Área de Trabalho Remota para seus funcionários em casa, use uma VPN. Eles se conectam a um cliente VPN, que os conecta à rede local. Nenhuma de suas conexões de área de trabalho remota precisa ser encaminhada ou aberta para a Internet pública. Em vez disso, a conexão VPN criptografa o tráfego e concede acesso seguro aos computadores dos funcionários no escritório. É mais seguro do que expor o servidor de Área de Trabalho Remota à Internet.

RDP seguro com servidor de acesso

Saiba como configurar o Remote Desktop Protocol (RDP) sobre VPN para acessar recursos com segurança de qualquer lugar.

Assista a este webinar passo a passo que mostra como fornecer acesso seguro à Área de Trabalho Remota com o OpenVPN Access Server.

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